Pular para o conteúdo

Harmonia em movimento na melhor idade

Conheça a trajetória da bailarina baiana Teresa Cintra que, aos 70 anos,
é também surfista

Ela dança em terra firme. Dança sobre as águas. Dança na vida aos 70 anos esbanjando leveza e elegância. Ícone do ballet clássico na Bahia que brilhou em companhias e palcos de várias partes do mundo, Teresa Cintra volta às origens para fazer o que mais ama: compartilhar o conhecimento de vida traduzido nos movimentos clássicos do ballet. As aulas, para interessados de todas as idades, acontecem agora na Casa Viva, espaço pulsante recém-inaugurado no bairro de Patamares. “O Ballet Clássico bem conduzido, bem orientado, é um grande luxo de bem-estar para um corpo físico, que revigora a musculatura, favorece o alongamento, postura, trabalha o equilíbrio e, acima de tudo, promove prazer”, destaca a bailarina.

O ballet está na genética da família. A mãe, hoje com 96 anos e ativa, já não dança, mas nutriu a mesma paixão pela dança na juventude. A filha de Teresa, Julia Cintra, seguiu os mesmos passos por puro prazer. Hoje trabalha com Administração. Apaixonada pelo ballet desde os 6 anos, Teresa já teve uma das mais conceituadas escolas de ballet da Bahia, no bairro da Pituba. Depois de viajar o mundo, está de volta em novo espaço e com o brilho nos olhos de sempre.

Muito jovem, Teresa foi morar em Londres convidada pelo Royal Ballet School, onde ficou por quase cinco anos. Ela também atuou na Alemanha, Holanda, Portugal e Nova Yorque. No Brasil foram mais pontuais atuando principalmente no ensino do ballet para crianças e adultos. “A dança não tem a mesma valorização no cenário brasileiro, mas é feita por profissionais talentosos e apaixonados”, pontua a bailarina.

Formada em Pedagogia, Teresa Cintra preferiu traduzir o conhecimento acadêmico em movimento em salas de aula diferentes, equipadas com barra, linóleo e espelho. Delicada, paciente e muito didática, são adjetivos das alunas fiéis que acompanham a trajetória ao longo de décadas. O amor pela arte da dança é o segredo do sucesso atemporal. “Já estou ensinando a segunda geração das minhas alunas. Hoje, recebo as filhas e netas de algumas ex-alunas e vibro ainda mais quando elas tomam coragem e também decidem voltar. A alma se eleva e o corpo desenferruja”, diverte-se.

Paixão pelo surf


Além da dança, Teresa nutre a paixão pelo surf. Se para a maioria já é espantoso ver uma mulher de 70 anos em plena forma, bailando, com mais flexibilidade do que garotas de 15, imagina vê-la deslizando nas ondas. Teresa não é mulher de se encaixar nos padrões impostos pela sociedade. “O Surf é minha maior terapia, sou louca pelo mar e pelo esporte desde criança, muito nova! Fui a primeira surfista feminina de Salvador”, conta com orgulho.

O novo estúdio de Ballet Teresa Cintra fica localizado na Casa Viva, na rua Bicuíba, Colina A, em Patamares. Lá, existem turmas para o público infantil, adolescente e adulto, em horários de acordo com a faixa etária, que podem ser consultados no Instagram @studioteresacintra, ou pelo whatsapp (71) 99171-0554.

(25.04.2024)

Frente & Verso Comunicação Integrada

Jornalistas Responsáveis:

Fernanda Carvalho – (71) 99190-2036

fernanda@frenteeverso.com

Mylanda Mota – (71) 98666-8867

imprensa@frenteeverso.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *