Atualmente existem cerca de 60 NAAP’s no Brasil, onde alunos buscam apoio para saber administrar rotina acadêmica
Convivendo com deficiência auditiva, Paralisia Cerebral Triplégica, rebaixamento intelectivo e discalculia, Maria Beatriz Batatinha, 23 anos, enfrenta dificuldades diárias. A jovem, que nasceu no dia 31 de dezembro de 2000, ainda prematura, não deixou que o diagnóstico seja empecilho para seus sonhos. Depois de concluir o ensino médio, ela ingressou na faculdade e iniciou os estudos no curso de Recursos Humanos, partindo para o curso de Psicologia logo em seguida.
Para dar seguimento à sua carreira e enfrentar as barreiras que poderiam surgir, Maria Beatriz, que é aluna do Centro Universitário Estácio da Bahia, conta com suporte do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico (NAAP). O espaço foi desenvolvido para atender às necessidades dos alunos e colaboradores da faculdade. “O NAAP me ajuda muito. Enfrentei algumas dificuldades na escola e na faculdade, mas não consegui lidar (…). Aprendi a buscar ajuda para meus estudos”.
Maria Beatriz conheceu o NAAP na minha primeira graduação em Recursos Humanos. Hoje cursa o terceiro semestre de Psicologia. “Quando realizava o curso de RH, tive apoio desde a grade montada, até em relação aos horários de entregas das atividades fora do prazo estipulado. Hoje com a ajuda do NAAP, tenho minhas provas feitas separadas dos colegas, por conta do meu diagnóstico voltado à falta de atenção”, detalha a universitária.
O QUE É O NAAP?
Atualmente, o volume de informações e de demandas está deixando a rotina exaustiva. Com mente cansada pelo excesso de conteúdo, é importante o suporte psicológico para conseguir se manter equilibrado. Sabendo disso, o Centro Universitário Estácio criou o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico (NAAP), que é um programa de apoio aos estudantes e colaboradores da instituição.
“o NAAP tem como proposta o acolhimento ao aluno através da escuta e orientações psicopedagógicas, mediação inclusiva, oferta de acessibilidade, fortalecimento das potencialidades e habilidades dos alunos e apoio na rotina de estudos. Além do atendimento, direcionamento e organização de plano de ação junto com coordenação e docentes”, explica a psicopedagoga e coordenadora do NAAP Fernanda Menezes.
IMPORTÂNCIA DO APOIO NA VIDA DOS ESTUDANTES
O NAAP, que fica localizado no Campus Gilberto Gil, no Stiep, em Salvador, preza por um ambiente confortável e silencioso. Na área, existe o Espaço Bem-Estar, que é promovido pelo curso de Psicologia na pessoa da coordenadora Patrícia Moutinho. Lá são realizadas ações de autocuidado, autoconhecimento e promoção da saúde mental, trabalhada através de ações presenciais, como palestras, bate papos e orientação personalizada. Lives e cards também contribuem para divulgar as mensagens que fortalecem a saúde mental.
O espaço é procurado por alunos especialmente em momentos de maior estresse, como na fase de entrega de trabalhos, realização de provas e até produção do TCC. “O apoio psicopedagógico é quando acolhemos esses alunos com a proposta de apresentar um ambiente mais favorável para o processo de ensino e aprendizagem, provendo assim a autoestima , autoconhecimento e direcionamento certo na carreira profissional”, destaca a coordenadora.
PSICOLOGIA E SUA PARTICIPAÇÃO NO NAAP
A coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio, Patrícia Coutinho, também faz parte do Núcleo e destaca a importância do serviço. “O NAAP é extremamente importante para a coordenação do Curso porque viabiliza acompanhamento aos alunos com questões de acessibilidade, minimizando a desigualdade ou vulnerabilidade”, explica.
A profissional ainda pontua que o espaço garante um ambiente mais inclusivo e permite uma cultura de acesso facilitado e mais oportuno, além de ampliar a educação para a diversidade e contribuir para o desenvolvimento de um espaço acolhedor.
O NAAP serve como apoio a universitários de todos os cursos da instituição. Além dos discentes, colaboradores e professores também têm acesso ao Núcleo. Estudantes dos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Psicologia são os que mais procuram esse suporte. Atualmente, existem mais de 60 NAAP’s no Brasil. Em Salvador, cerca de 100 alunos são atendidos anualmente.
(14.03.2024)